sábado, 26 de novembro de 2016

"Caminhada pela paz" encerra o projeto "Construção da Cultura de Paz nos Espaços Educacionais".


"Tudo está perdido com a Guerra, tudo se pode salvar com a Paz" (papa Pio XII).

Na tarde de quinta-feira, 24, nossa comunidade escolar (alunos, pais, professores, demais funcionários) comparecem em peso à escola e realizaram uma grande "Caminhada pela Paz" pelas principais ruas do bairro Sabiazal. Tendo saído da escola o retorno e finalização da mesma deu-se na quadra poliesportiva anexa ao nosso prédio escolar. 
Ao longo da caminhada os alunos, orientados pelo diretor, Prof. Hermerson Saulo, clamavam: "Eu quero paz na minha comunidade, na minha família, na minha escola!"... "Eu sou da paz!"... "Eu tenho direitos!"... "Nada de violência!"... "Chega de violência doméstica!"... "Chega de violência contra a mulher!"..."Denuncie a violência: disque 100!"... e cantavam a música "Paz pela Paz", de Nando Cordel.
Na caminhada, além da comunidade escolar, participaram conosco as professoras Edilene Soares e Cristiane Almeida e o Sr. Raimundinho Santos, agentes do NEV (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica em Parnaíba) e agentes policiais do GAECIM (Grupamento de Atendimento Especial à Criança, ao Idoso e a Mulher). A TV Costa Norte também cobriu nossa caminhada (em breve, disponibilizaremos o link para a reportagem).
Na quadra anexa à escola, alunos realizaram algumas apresentações culturais. Primeiramente, os aluninhos do 1º Ano apresentaram uma coreografia da música "Palavrinhas mágicas", interpretada pela cantora Angélica; esta música resumiu alguns valores que tratamos ao longo do projeto. Depois foi a vez das alunas do 3º, 4º, 5º Anos (e também do 1º Ano) apresentarem outra coreografia, a da música "Paz", interpretada pela dupla Claudinho e Bochecha. 
Somos gratos à parceria da adolescente Sâmia, atualmente aluna da U. E. Edson da Paz Cunha, que sempre nos tem auxiliado na organização das coreografias apresentadas em nossas festinhas deste ano. Somos gratos também à direção da E. M. Mons. Antônio Sampaio que nos emprestou parte das roupas usadas nas coreografias. Agradecemos também aos alunos: Ray (Infantil V), Eric (3º Ano) e Ricardo (5º Ano) que, voluntariamente, limparam a quadra para que se realizassem as apresentações.
Com estas atividades culminamos o projeto "Construção da Cultura de Paz nos Espaços Educacionais", que iniciamos em maio e que trouxe inúmeros benefícios à comunidade escolar, dentre eles, destacamos: o resgate da transmissão dos valores humanos - pela escola e pela família, o acesso às leis de proteção às crianças (ECA), às mulheres (Maria da Penha) e ao idoso (Estatuto do Idoso), o zelo ao patrimônio público, entre outros.
Somos gratos a toda equipe do NEV pelo apoio ao longo da realização do projeto. Somos gratos também aos alunos e aos pais que aderiram com empenho a este importante projeto.
NEV, GAECIM e parte de nossa comunidade escolar
Somos gratos pelo apoio!!
Uma demonstração de gratidão manifestamos, em especial, aos professores que, cada um do seu modo, levaram à frente esta importante atividade!
Esperamos colher, em breve, muitos frutos deste projeto escolar!! E, em 2017, é desejo nosso, dar continuidade ao mesmo!

OBS.: Para conferir MAIS FOTOS deste evento, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...